Publico 2017Ago26 JLo o Gorbachov

O investigador angolano Eugénio Costa Almeida, do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEIIUL), diz que no partido no poder em Angola há quem defenda uma mudança de rostos — “uma mudança seria a saída de familiares de Eduardo dos Santos”.
Pub- - Este é um resultado esperado? E como interpreta as reclamações, feitas por todos os partidos menos o vencedor, quanto à forma como decorreu o escrutínio e foram anunciados os resultados?
ECA - Ainda é cedo para adoptar estes valores como reais. As contagens ainda não estão encerradas, e hoje ainda se vai proceder à votação em três províncias: são pouco mais de mil votos, mas podem ter influência na distribuição dos deputados. Mas a eleição de João Lourenço como Presidente era expectável; e na vitória do MPLA também não há surpresa.
Mas há várias coisas dignas de nota. Uma tem a ver com o valor da abstenção apresentado, de 23%, e que me parece um pouco aquém da realidade, tendo em conta que vários observadores que seguiram a votação em Luanda e noutros pontos do país constataram que havia muitas secções de voto onde a meio da tarde [de quarta-feira] ainda não tinham votado 50% dos inscritos. (…)

Entrevista publicada no jornal Público, em 26 de Agosto de 2017, página 23; ver no site: https://www.publico.pt/2017/08/26/mundo/entrevista/se-o-deixarem-joao-lourenco-pode-ser-o-gorbachov-do-mpla-1783417 (pode aceder ao pdf aqui)

Partilhe este artigo
Pin It

Escreva-me

Pesquise no site